domingo, 23 de agosto de 2009

Baseline, o blog do Marcio

Ok, Baseline está no ar! Agora é só começar a dedilhar o teclado... e haja dedo! O primeiro desafio foi escolher um nome para o blog. Era madrugada de sábado para domingo e eu já estava com um puta sono. Nada de interessante me vinha à cabeça... foi então quando o batizei de Blá-blá-blog. Putz... esse nome era cafona pra cacete! E, obviamente, não durou muito tempo. Foi só questão de acordar novo em folha no domingo para rebatizar o dito cujo. Daí veio a ideia de um termo técnico usado em meu ramo profissional: Baseline. A Jessica (minha fã nº 1) foi a primeira a ler minha postagem inaugural e seguir o blog. E perguntou: "que diabos é baseline?" Pois é, Marcio, não tem jeito... tem que explicar!
Esse termo não está na boca do povo e tampouco se encontra estampado nas manchetes de jornais. Baseline (lê-se beiselaine) é um termo inglês que significa linha de base. Na Engenharia de Software (um dos ramos da Informática), a baseline é uma tomada num momento ou num marco específico de um projeto, como se fosse uma "fotografia" da Configuração de determinado produto de software. Resumindo, é um release ou versão de um sistema. Vixe... você não é do ramo de Informática e ficou ainda mais confuso com essa explicação?! Bom, então deixa eu voltar e começar tudo de novo, só que de outra maneira...
Baseline pode ser livremente traduzida como um ponto de referência, ou um ponto de partida. Quando começamos alguma coisa, a começamos do zero. Chega uma hora em que alcançamos determinado grau de evolução que não admitimos mais voltar atrás. Uma ótima analogia é quando abrimos o Word e começamos a digitar um texto extenso. Depois de algumas páginas prontas, pensamos: "é melhor salvar isso aqui, porque se acontecer alguma coisa, não precisarei digitar tudo novamente." O comando Salvar é como se fosse uma baseline. É um novo ponto de partida. É uma referência onde admitimos voltar a ela. Se ocorrer algo inesperado, podemos voltar ao ponto onde salvamos, mas recomeçar do zero jamais!
E esse é o intuito do Baseline (aqui no masculino, porque refere-se ao blog): ser um blog de miscelâneas, que fala de tudo um pouco. A qualquer momento posso passar por aqui e deixar uma postagem que fale de qualquer coisa. Basta uma ideia na cabeça e um computador na mão! E, juntos, não seremos mais os mesmos depois disso! O blog será uma baseline de ideias e paradigmas, nossas mentes jamais voltarão a um estágio anterior. Nossas experiências serão embasadas em algo daqui para diante.
É isso aí, caro(a) amigo(a)... mais uma vez vou me despedindo com a sensação do dever cumprido... profundo, não?! A qualquer hora passo por aqui novamente. Como diz o filósofo Athayde, "até de repente"!!!

Um comentário:

  1. Excelente analogia de baseline com o salvar do word. Bom post. Meus parabéns pela iniciativa do blog.

    ResponderExcluir