sábado, 3 de outubro de 2009

Parabéns, Rio, cidade maravilhosa!!!




Emocionante. Somente esta palavra basta para definir como foi a sensação de acompanhar ao vivo pela TV a eleição do Rio para sediar os jogos olímpicos e paraolímpicos de 2016. Eu estava no trabalho, normalmente lá não há TV por perto, mas um celular que sintoniza TV digital foi a tábua da salvação. E o mais engraçado foi quando, de repente, o telefone tocou e interrompeu a transmissão da TV, quase na hora de anunciar a cidade escolhida. Obviamente, ninguém queria saber de telefonemas naquela hora e trataram de fazer o programinha da TV voltar a funcionar imediatamente! Deu tempo... e vimos o Rio de Janeiro ser anunciado. Vibramos de alegria.
Logo após, por um breve tempo, recordei-me dos comentários de internautas lidos nos sites que noticiavam a candidatura. Parecia que todos aqueles contrários às Olimpíadas no Rio fizeram um mutirão para abarrotar os posts com suas mensagens. Tudo bem, eu sei que há muita roubalheira nisso tudo e que nossos políticos deveriam se preocupar com outras prioridades. A infraestrutura da cidade precisa melhorar muito e as condições humanas também. Saúde, segurança e educação são um pequeno exemplo daquilo que anda mal das pernas na cidade. Complementando o raciocínio, vale lembrar que o último dia 22 de setembro foi o Dia Mundial sem Carro. Putz... nunca vi tanto carro na cidade como naquele dia! O que será que deu errado? Por que a ideia não colou? Óbvio também que o transporte público no Rio é extremamente caótico, com ônibus "desmontando", trens "nojentos" e metrô que liga nada a lugar nenhum!
Mas, poxa, será que o Rio só tem pontos negativos à sua candidatura e as outras cidades só positivos? Será que o Rio não tinha mesmo nada de bom para apresentar? Claro que não, e ainda bem que os jurados perceberam isso! Se, com todas as mazelas, optou-se pelo Rio para as Olimpíadas de 2016, é porque, no mínimo, o seu potencial de crescimento e melhoria surpreendem e comprovam que ainda vale a pena acreditar na cidade. E, não tenho dúvidas, ela vai melhorar!
O povo brasileiro, e sobretudo o carioca, é extremamente alegre e hospitaleiro. Vai receber os jogos olímpicos e paraolímpicos assim como o maior símbolo da cidade: de braços abertos. Parabéns, Rio! Vamos lá! Rumo a 2016!

Um comentário:

  1. Márcio, como moradora da Cidade Maravilhosa, torço para que o Rio melhore. A violência tá terrível, e, infelizmente algumas pessoas estão cansadas de esperar pela justiça e resolveram fazer justiça com as próprias mãos. É triste, mas vc viu o que aconteceu no trem esta semana?
    Desejo que a grana que virá, traga crescimento, gere empregos e que realmente possamos viver numa Cidade Maravilhosa.

    Um abraço

    Patrícia Angélicda

    ResponderExcluir