segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Eu decido

Há algum tempo eu ganhei uma cópia dessa história. Gostei tanto que vou reproduzi-la aqui. Já a encontrei em outros blogs, mas nunca é demais repeti-la. Vale como lição de vida! Desconheço sua autoria. Se alguém souber, por favor me avise, para que eu possa anunciar os devidos créditos. Vale a pena compartilhar!

EU DECIDO
O colunista Sydney Harris conta uma estória em que acompanhava um amigo à banca de jornais. O amigo cumprimentou o jornaleiro amavelmente, mas como retorno recebeu um tratamento rude e grosseiro.
Pegando o jornal que foi atirado em sua direção, o amigo de Harris sorriu polidamente e desejou um bom fim de semana ao jornaleiro. Quando os dois amigos desciam pela rua, o colunista perguntou:
- Ele sempre te trata com tanta grosseria?
- Sim, infelizmente é sempre assim...
- E você é sempre tão polido e amigável com ele?
- Sim, sou.
- Por que você é tão educado, já que ele não é nada amistoso com você?
- Porque eu não quero que ele decida como eu devo agir...

Nós somos nossos "próprios donos", não devemos nos curvar diante de qualquer vento que sopra, nem estar à mercê do mau humor, da mesquinharia, da impaciência e da raiva dos outros.

"Não são os ambientes que nos transformam, nós é que transformamos os ambientes."

sábado, 29 de agosto de 2009

Chiquérrima, feri a guerreira

Você é mais uma daquelas pessoas que ficam doidas para saber o que a indiana está cantando na abertura da novela Caminho das Índias, mas tem que se contentar com o Casseta & Planeta dizendo: "Sei lá, também não entendi"? Pois seus problemas acabaram! Foi disponibilizado vídeo legendado que revela o seu conteúdo. Confira!

Positiva

Conheça Positiva, a comunidade para quem tem conteúdo. Momento merchandising no blog! Essa é uma das comunidades que criei no orkut. A galera tá meio tímida, mas a comunidade tem um potencial enorme para se tornar um interessante ponto de encontro. Segue abaixo sua descrição:

Vivemos em um mundo onde falsos valores são cultuados. Você vale pelo que tem e não pelo que é. A vida nos ensina que o certo é ser picareta e que o sucesso é necessário, mesmo que atropelemos alguém para obtê-lo. Na mídia, somos bombardeados diariamente com conteúdo inútil e que não agrega valor.


Se você está cansado(a) disso e quer participar de um fórum onde coisas úteis, divertidas e edificantes sejam divulgadas, aqui é o teu lugar! Também não sejamos chatos: não vamos ficar discutindo teorias, conceitos, política, etc. Nosso papo será light, descontraído e bacana!

Então, solte a língua, ou melhor, o dedo! Escreva o que quiser e como quiser! O tema é livre, mas lembre-se: conteúdo fútil está proibido!

Atenção: esta comunidade possui intuito meramente ideológico e não está vinculada a nenhum preceito social, político ou religioso.

Se gostou, entre agora no orkut e participe. Seja bem-vindo(a)!

Verdades que parecem mentiras

1. Os chineses comem escorpião. É possível encontrar o bichinho à venda em bancas na rua.

2. É possível ocorrer duas luas cheias em um mês. Esse fenômeno é chamado de Lua Azul.

3. O maior ser vivo do mundo é um fungo (Armillaria ostoyae). Ele tem 880 hectares, tamanho aproximado de 10 campos de futebol, e vive numa floresta do Oregon, EUA.

4. Em 1938, um programa de rádio fez milhares de pessoas acreditarem que a Terra estava sendo invadida por alienígenas.

5. O "V" de vitória é considerado uma ofensa na Austrália.

6. Um tanque contendo milhões de litros de melado de uma fábrica de rum rompeu-se e alagou a cidade de Boston, EUA, em 1919.

7. Durian é uma fruta tão fedida que é proibido comê-la em público, em Cingapura.

8. Drácula existiu realmente na Valáquia, Romênia, no século XV. Mas ele não era vampiro, nem chupava sangue.

9. Nevou no deserto do Saara em 18 de fevereiro de 1979.

10. É possível coletar água doce do Rio Amazonas no Oceano Atlântico a 200 quilômetros da sua foz.

11. O rio Tonle Sap, no Camboja, muda o sentido de seu fluxo duas vezes por ano.

12. Em 1976, a nave Viking I fotografou no solo de Marte uma estrutura parecida com um rosto humano.

13. Pablo Picasso produziu mais de mil pinturas, 11.700 desenhos e passou das 1.300 esculturas.

14. Sesquipedalofobia é o medo que algumas pessoas têm de palavras longas.

Essas informações foram extraídas de uma série do papel de bandeja do McDonald's.

Gostou desta postagem? Ela e outras estão na comunidade Positiva do orkut. Participe!


Mentiras que parecem verdades

1. "O Mar Morto é um mar." Não, ele é muito salgado e grande, mas é um lago que fica na Jordânia.

2. "Beber água alivia a ardência da pimenta." Cuidado: a água só espalha, o que alivia a ardência é mastigar miolo de pão.

3. "Faça um pedido a uma estrela cadente." Na verdade, o pedido será feito a um meteorito que se queima quando entra na atmosfera da Terra.

4. "A Terra é perfeitamente redonda." Não é bem assim. Ela é achatada nos pólos.

5. "A guerra dos Cem Anos durou cem anos." De fato, franceses e ingleses duelaram durante 116 anos, de 1337 a 1453.

6. "Um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar." Pode cair, sim! É melhor não arriscar.

7. "O urso coala é tão fofo." Mas não é urso. Ele é um marsupial, parente do canguru.

8. "Festival de Rock de Woodstock." De Woodstock só teve o nome, porque ele foi realizado na cidade de Bethel, em Nova York.

9. "O touro odeia a cor vermelha." Nada disso. Ele se irrita com os movimentos que o toureiro faz com a capa.

10. "Icebergs são feitos de água do mar." Que nada! Eles são de neve acumulada por milhares de anos.

11. "Manga com leite faz mal." Ao contrário do que dizem, essa mistura não faz mal e é nutritiva e gostosa.

12. "O ouro é o metal mais precioso que existe." Não, a platina vale ainda mais que o ouro.

13. "Os diamantes são eternos." Nem tanto, porque aquecidos a 4.500°C podem derreter.

14. "A Floresta Amazônica é o pulmão do mundo." Não, não. As algas dos oceanos são as que produzem a maior parte do oxigênio do planeta.

15. "Frankenstein é um monstro." Monstro sim, mas Frankenstein não. Frankenstein é o nome do cientista que o criou.

Essas informações foram extraídas de uma série do papel de bandeja do McDonald's.

Gostou desta postagem? Ela e outras estão na comunidade Positiva do orkut. Participe!

O verdadeiro valor da reciprocidade da vida

Somos ensinados, seja como for, a fazer o bem sem olhar a quem e sem esperar nada em troca. Mas, vamos confessar, sempre surge aquele pensamento: "Puxa, eu bem que poderia receber algo de bom em troca também..." Nós sempre insistimos em pensar que a vida fica em dívida conosco quando fazemos uma boa ação.
Foi pensando nisso, e sabendo que é um grande equívoco, que eu acabei mudando meu ponto de vista... agora sempre que faço algo de bom, em vez de pensar que a vida está em dívida comigo, eu penso que eu é que estou pagando a minha dívida com a vida, pois se eu estou tendo a oportunidade de fazer algo de bom é porque tenho condições, e já recebi muita coisa boa também. Isso me deixa mais tranquilo em sem qualquer cobrança na cabeça.

Gostou desta postagem? Ela e outras estão na comunidade Positiva do orkut. Participe!

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

E o Senado, hein?!

Na verdade, a pergunta deveria ser: "E o Congresso, hein?!" Porque a Câmara dos Deputados também não fica de fora desse angú! Hum, e pelo visto vai muito bem, obrigado! Quem não está nada bem somos nós...
Chega a ser patético ver os senhores parlamentares acusando o Sarney de corrupção e exigindo sua renúncia. Não, não pense que eu acho que ele seja santo ou inocente, muito pelo contrário! Em minha humilde opinião, muita gente ali é banana do cacho ou farinha do saco dele (frase de duplo sentido?!) e não tem moral para julgar seus atos.
Sei que não devo (nunca devemos) generalizar as coisas. Há, com certeza, políticos honestos no Congresso, e é tão simples contá-los... já que são a minoria! Só uma curiosidade me estremece: será que aqueles que clamam pela renúncia do Sarney estão realmente preocupados com a moral e os bons costumes? Estão preocupados com a decência política no Brasil? Ou apenas encontraram nesse momento a grande oportunidade de usurpar o "trono" do bigodudo e sentar-se nele, para poder praticar atos tão selvagens ou piores que os dele?!?!?!
Sinceramente, caro(a) amigo(a), a política tem me enojado ultimamente. Acredito no Congresso (instituição), porém repudio cada vez mais as pessoas que o ocupam. Um grande abraço e até a próxima.

domingo, 23 de agosto de 2009

Baseline, o blog do Marcio

Ok, Baseline está no ar! Agora é só começar a dedilhar o teclado... e haja dedo! O primeiro desafio foi escolher um nome para o blog. Era madrugada de sábado para domingo e eu já estava com um puta sono. Nada de interessante me vinha à cabeça... foi então quando o batizei de Blá-blá-blog. Putz... esse nome era cafona pra cacete! E, obviamente, não durou muito tempo. Foi só questão de acordar novo em folha no domingo para rebatizar o dito cujo. Daí veio a ideia de um termo técnico usado em meu ramo profissional: Baseline. A Jessica (minha fã nº 1) foi a primeira a ler minha postagem inaugural e seguir o blog. E perguntou: "que diabos é baseline?" Pois é, Marcio, não tem jeito... tem que explicar!
Esse termo não está na boca do povo e tampouco se encontra estampado nas manchetes de jornais. Baseline (lê-se beiselaine) é um termo inglês que significa linha de base. Na Engenharia de Software (um dos ramos da Informática), a baseline é uma tomada num momento ou num marco específico de um projeto, como se fosse uma "fotografia" da Configuração de determinado produto de software. Resumindo, é um release ou versão de um sistema. Vixe... você não é do ramo de Informática e ficou ainda mais confuso com essa explicação?! Bom, então deixa eu voltar e começar tudo de novo, só que de outra maneira...
Baseline pode ser livremente traduzida como um ponto de referência, ou um ponto de partida. Quando começamos alguma coisa, a começamos do zero. Chega uma hora em que alcançamos determinado grau de evolução que não admitimos mais voltar atrás. Uma ótima analogia é quando abrimos o Word e começamos a digitar um texto extenso. Depois de algumas páginas prontas, pensamos: "é melhor salvar isso aqui, porque se acontecer alguma coisa, não precisarei digitar tudo novamente." O comando Salvar é como se fosse uma baseline. É um novo ponto de partida. É uma referência onde admitimos voltar a ela. Se ocorrer algo inesperado, podemos voltar ao ponto onde salvamos, mas recomeçar do zero jamais!
E esse é o intuito do Baseline (aqui no masculino, porque refere-se ao blog): ser um blog de miscelâneas, que fala de tudo um pouco. A qualquer momento posso passar por aqui e deixar uma postagem que fale de qualquer coisa. Basta uma ideia na cabeça e um computador na mão! E, juntos, não seremos mais os mesmos depois disso! O blog será uma baseline de ideias e paradigmas, nossas mentes jamais voltarão a um estágio anterior. Nossas experiências serão embasadas em algo daqui para diante.
É isso aí, caro(a) amigo(a)... mais uma vez vou me despedindo com a sensação do dever cumprido... profundo, não?! A qualquer hora passo por aqui novamente. Como diz o filósofo Athayde, "até de repente"!!!

A primeira postagem ninguém esquece!

Bom, cheguei... aqui estou! Não sei porque nem como, só sei que estou. Há algumas semanas me inscrevi no Twitter e só então comecei a ter um contato mais próximo com o universo dos blogs. Na verdade, o Twitter é um serviço de microblogging, mas já dá pra sentir um gostinho... Então comecei a digerir melhor a ideia e resolvi criar também um blog de verdade, pra valer! Por que? Só pelo prazer de escrever... e se alguém tiver paciência de ler, entre e fique à vontade.
Mas alguém pode se perguntar: "O que o Marcio tem de interessante para escrever num blog?" Nada demais, já vou adiantando. Sou um ser humano comum, composto por um somatório de qualidades e defeitos. Não sou jornalista nem jurado de tribuna alguma, por isso meu blog não terá um tema específico. Escreverei o que der na telha. Só uma coisa é certa: tentarei ser aqui o mais transparente possível, combinando meu senso crítico com uma pitada de bom-humor (mas tem dias que estou com um puta mal-humor, e não vou esconder isso)! E a participação de todos será importante... se não houver ninguém pra ler o blog, não há razão para escrevê-lo! O lema principal do meu blog é a interação. Escrevendo aqui eu compartilho um pouco de minhas experiências e poderei aprender também com todos que postarem seus comentários. Simples, não?!

Para que este seja um bom começo, nada melhor do que começar me apresentando... meu nome é Marcio Oliveira, tenho 30 anos, sou carioca de nascimento, seropedicense de criação, taurino, analista de sistemas e noivo da Jessica. Torço pelo Vasco e pela Mangueira. Graduado Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado MBE em Comércio Exterior. Agora chega, senão acabo contando a senha de minha conta-corrente...
Neste exato momento, nada a postar no blog me ocorre, mas prometo pensar em algo interessante para por aqui. E desde já peço desculpas se cometer algum deslize no português; afirmo que tudo é culpa do novo acordo ortográfico!
É isso aí, caro(a) amigo(a)... no momento vou ficando por aqui. Foi bom para exercitar (e para começar a aprender como se faz um blog também)! Um grande abraço e até a próxima.